20 Jan 2013

Youtube o futuro da TV

Editora Globo



Qualquer pessoa que já usou Youtube (99,9% dos humanos com acesso a internet) e também assistiu televisão (99,999% dos humanos com acesso a energia elétrica) e já parou um segundinho pra refletir e comparar essas duas mídias, deve ter chegado à uma conclusão mais ou menos assim: a tela da TV é maior, mas na internet eu escolho o que assistir e a hora que eu vou assistir. Isso sem contar que o Youtube tem os programas da TV (alguns em péssima qualidade, outros pela metade, é verdade) e mais as trilhões de horas de videozinhos hilários que não dependem de emissoras para existir. É uma competição desleal, até porque a internet tem mania de ganhar esse tipo de competição. Mas o Youtube quer sair do seu computador/tablet/smartphone e invadir sua sala. Veja como ele pretende fazer isso. 

Com o slogan “Seu celular agora é seu controle remoto”, Android e o Youtube acabam de lançar uma atualização do app do site de vídeos que vai mudar o jeito que as pessoas assistem televisão. Basta dar o play em um vídeo no seu smart ou tablet, clicar no ícone “Send-To-Tv” (Enviar-Para-Tv) e o filme passará a ser exibido na telona da sua sala. Como provavelmente essa tela é mais legal e maior que a do seu celular, você assiste nela e usa seu smartphone para pausar, adiantar, voltar, – o mesmo conforto e liberdade típicos do Youtube, só que em uma escala bem maior. Você também poderá fazer uma lista de vídeos para assistir em sequência e interagir com seus amigos, tudo a partir da telinha, mas com os resultados aparecendo na telona. 

Mas o Youtube não é bobo nem nada e sabe o que te irrita. O que te irrita são aqueles pontinhos odiosos que ficam girando enquanto seu vídeo carrega. Eles têm até um nome pra isso: spinners. É claro que ninguém quer spinners gigantes na própria televisão (a irritação que eles causam deve aumentar proporcionalmente) então os engenheiros do Youtube vem trabalhando para que, em um futuro próximo, eles deixem de existir. Pra isso, eles criaram uma tecnologia chamada Sliced Bread, ou Pão Fatiado – a cada 5 ou 10 segundos o software do servidor tem que equacionar a seguinte questão: como dar o máximo de qualidade sem travar o vídeo? Uma tecnologia parecida com a utilizada pela Netflix, site americano de streaming de conteúdo de televisão e cinema. 

Evidente que as fabricantes de televisores estão adorando essa tendência e é justamente essa disposição que serve de garantia que sim, esse é o caminho e que sim, em um futuro não muito distante iremos ver televisão do mesmo modo que vemos Youtube. Até porque será a mesmíssima coisa.

Comenteeem!!!!!

Serááá?

No comments: