10 Feb 2013

Onda de 520 metros


Fotografia rara de uma onda gigante atingindo um navio petroleiro ao largo da áfrica do sul em 1980 - foto: Philippe Lijour


A Maior onda do Mundo já registrada


A maior onda no registro ocorreu na Baía de Lituya, na costa sul do Alasca em 1958. Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atingiu a área e desprendeu 40 milhões de metros cúbicos de terra de uma geleira na montanha no fundo da baía. Quando os destroços atingiu a água, uma enorme onda de 520 metros foi criada e lavou o promontório.


Como é que os cientistas sabem que esta onda era tão incrivelmente enorme? 
Simples: Para medir a altura da onda, os cientistas encontraram o ponto alto - a linha onde a água atingiu o seu ponto mais alto na terra. Esta provavelmente não foi a maior onda do planeta, apenas a mais bem documentada. Três barcos de pesca testemunharam o evento na Baía de Lituya. Infelizmente, duas pessoas em um dos barcos morreram. Incrivelmente, os outros dois barcos surfaram as ondas e seus ocupantes sobreviveram.



Tecnicamente, essa onda é descrita como uma "Onda de Pancada" A foto neste artigo mostra o promontório, ao lado da geleira Lituya, que teve toda a terra e árvores levadas embora até uma altura de 520 metros pela onda de pancada gigante. Os icebergues vistos na água da baía de Lituya, em primeiro plano, foram arrancados da geleira pelo deslizamento de terra que caiu na baía por uma rampa.


A maior onda já surfada



Insatisfeito com ondas nada desafiadoras, Garrett McNamara resolveu radicalizar: encarou um paredão de água com uma altura de 78 pés (23,7 metros) e, de quebra, encontrou para o Guinness por ser o surfista da maior onda já encarada em cima de uma prancha.
De acordo com o The Washington Post, o recorde foi batido em 2011 na Praia do Norte, localizada em Nazaré, Portugal. Apesar da conquista, McNamara sofreu alguns problemas: análises prévias falavam em até 28 metros, o reconhecimento do Livro dos Recordes demorou e o prêmio de US$ 15 mil foi entregue apenas na semana passada – um lucro excelente para quem estava cansado e nem pensava em sair para surfar naquele dia.
Convencido por amigos, ele resolveu encarar as ondas gigantes apesar da fadiga muscular e dos perigos da região, como os vários cânions submarinos existentes no local. Logo após a aventura, ele foi atrás de registros em vídeo da façanha, percebendo que tinha acabado de fazer algo grandioso.
Fontes :The Washington Post e surfguru


No comments: