Cornelius foi um grande empreendedor americano que construiu a sua fortuna através da marinha mercadante com transportes de cargas e passageiros nos trechos entre Manhattan, Albany e Nova York. Também foi um dos pioneiros a investir em ferrovias durante a industrialização dos EUA. Estima-se que conseguiu acumular U$ 185 bilhões até sua morte em 1877 aos 82 anos. Boa parte de seu testamento foi para seus 12 filhos e esposa. Uma das únicas obras que restou desse legado, foi a Universidade de Vanderbilt, ao qual deixou 1 milhão para sua construção in memoriam.
Você deve ter percebido pelo sobrenome que não se trata de qualquer pessoa. Henry ditou uma visão que mudou a história da industrialização. Henry fundou a Ford Company em 1903, lançando um dos primeiros carros (Ford T) com motor a gasolina, que mais tarde venderia 16 milhões de cópias. Ele atribuiu ao mundo o conceito “Fordismo”, que consiste em produzir em grande quantidade a baixo custo por meio de uma linha de montagem. Em vida, se tornou um dos homens mais ricos do mundo, e hoje, nós só vemos seu legado em razão de ter deixado sua fortuna para os cuidados da Fundação Ford.
O ex-coronel e ditador da Líbia surpreendeu o mundo em 2011 após ser deposto e morto pelos rebeldes. Foi descoberto uma fortuna estimada em U$ 200 bilhões em meios a conta no exterior e investimentos petrolíferos no pais. Tinha 3 vezes mais riqueza que o empresário mexicano Carlos Slim, considerado a pessoa mais rica do mundo pela revista Forbes, com US$ 69 bilhões. Ele se considerava rei, exibia sua riqueza para todo o continente Africano, enquanto o povo líbio vivia na miséria. Obs: Ainda não foram encontradas reservas de ouro escondidas que pode elevar esse valor.
Guilherme, o Conquistador, viveu de 1028-1087 e ficou famoso por invadir e conquistar a Inglaterra em 1066, onde se tornou o rei Guilherme I. E não parou por ai, quanto mais reinos conquistar, mais adquire riquezas e foi isso que fez a vida inteira. Quando ele morreu, deixou o equivalente a US$ 229,5 bilhões para seus filhos.
Mir Osman Ali Khan, também conhecido como O Nizam de Hyderabad, era o governante de Hyderabad até que o país foi invadido pela vizinha Índia. Mir Osman Ali Khan tinha uma coleção pessoal de ouro que valia mais de US $ 100 milhões e possuía mais de US $ 400 milhões em jóias, incluindo o famoso Jacob diamante que vale 95 milhões dólares hoje. Khan usou o diamante como um peso de papel em seu escritório. Ele supostamente possuía mais de 50 Rolls Royces.
Nikolai Alexandrovich Romanov, também conhecido como o czar Nicolau II da Rússia, governou o império russo 1894-1917, quando os revolucionários bolcheviques derrubou e assassinou ele e sua família. Em 1916, o patrimônio líquido do czar Nicolau II foi quase de US $ 900 milhões, que na inflação ajustada, vale equivalente a US $ 300 bilhões em 2012. Com U$ 300 bilhões, faz dele a quinta pessoa mais rica na história e desde que a Igreja Ortodoxa Russa canonizou-o, ele é o santo mais rico na história humana.
Nasceu na Escócia, mas foi nos Eua que descobriu seu talento para os negócios. Ele foi dono de instinto invejável para o mercado de capitais. Um dos principais pilares de sua fortuna, foi o investimento na industria do aço, que pregou o baixo preço e maiores escalas de produção. E dessa forma ficou conhecido como o “rei do aço”. Mas suas atitudes humanitárias foi o que nos chamou a atenção, ele dizia: “O homem que morre rico, morre desonrado”. Construiu 2800 bibliotecas nos Estados Unidos, museus, salas de concerto, montou fundações e fez varias doações para instituições de educação.
Mais um americano que ditou o crescimento dos EUA. Ele foi investidor, empreendedor, filantropo e religioso nos 98 anos que viveu. Em 1870, ele fundou a Standard Oil Company que mais tarde se tornaria a maior refinaria de petróleo do mundo, fazendo dele o primeiro americano bilionário. Em vida, sua fortuna foi revertida para muitas edificações de ensino (Universidade de Chicago e Rockefeller) e saúde (desenvolveram as pesquisas médicas e foram instrumentos para a erradicação da Febre Amarela e Ancilostomíase). Também ajudou igrejas batistas em várias regiões dos Eua.
Uma familia histórica, dono de um império bancário. Dizem-se que eram um verdadeiro clã com poder e fortuna que influenciou a Europa no século 19. Boa parte de sua riqueza se deve a um golpe de esperteza. A família soube um dia antes que a Inglaterra venceu a batalha de Waterloo sobre Napoleão, mas espalhou a noticia de que perderam, fazendo a bolsa despencar quase a zero na França e Inglaterra. E os Rothschild compraram quase tudo. Quando todos souberam da vitória, já era tarde. Surgiu então a família mais rica e influente da Europa.
Recentemente, em estudo foi descoberto que a fortuna de Mansa Musa reajustada segundo a inflação atual, valeria equivalente a U$ 400 bilhões. Uma fortuna jamais obtida por uma unica pessoa. Mansa foi um dos reis que governou o Oeste da Africa no século 14, hoje região de Gana e Mali. Sua riqueza se concentrava na extração de ouro e sal, onde chegou a produzir mais da metade do suprimento mundial. Seu império e reinado foi tão forte e grande que foi coroado “Mansu”, o Rei dos reis da África.
No comments:
Post a Comment