10 Mar 2013

4G da Claro chega à Porto Alegre-RS

A Claro anunciou nesta quinta-feira (07/03/2013), e afirmou que está disponível aos usuários desde o dia 7 de março (quinta-feira).A Claro está expandindo a sua rede 4G no Brasil e lança mais uma cidade com a nova tecnologia. A partir desta quinta-feira (07/03), a operadora inicia em Porto Alegre (RS) a comercialização do 4GMax, nome escolhido para denominar a nova oferta que tem 40Mhz, o dobro de frequência de 3G.


O estado gaúcho tem um papel importante para a Claro. Dos 89 mil quilômetros de fibra óptica construídos pela empresa no Brasil, 4,7 mil quilômetros estão no RS. Além disso, a operadora está presente em 375 municípios da região e possui cerca de 1,6 mil pontos de venda entre lojas próprias, agentes autorizados e varejo. 
“Estamos totalmente focados na rede 4G e por isso conseguimos, em pouco mais de três semanas, lançar a tecnologia também aqui no Rio Grande do Sul, afirma Carlos Zenteno, presidente da Claro. Ele afirma que só em 4G a operadora investiu 510 milhões de reais.
O principal ganho de 4G, além da velocidade, é a possibilidade de proporcionar aos clientes uma experiência diferenciada de aplicações, ou seja, mais oportunidades e maior uso de serviços como vídeo sob demanda, streaming de música e vídeos, serviços na nuvem, jogos online, vídeo chat, vídeo conferência entre outros.
Assim como nas outras cidades, a tecnologia 4GMax da Claro chega a Porto Alegre, primeiramente, com a capacidade de 5Mhz+5Mhz. Gradativamente, com a liberação do espectro, o serviço atingirá a faixa de 20Mhz+20Mhz, totalizando os 40Mhz.
Além da capital do Rio Grande do Sul, a tecnologia 4GMax estará disponível nas cidades-sede da Copa das Confederações até abril de 2013 e nas demais cidades da Copa do Mundo até dezembro, seguindo o cronograma da Anatel. 
A companhia tem como foco ampliar o uso da internet móvel do País e por isso investe em uma rede nacional com objetivo de oferecer serviços mais  acessíveis. A operadora anunciou a antecipação do investimento de 6,3 bilhões de reais em infraestrutura e tecnologia que serão aplicados até o final de 2014 no país.
A Claro foi a primeira a lançar sua rede de testes 4G em três cidades (Campos do Jordão, Búzios e Paraty) e a comercializar aparelhos com a tecnologia 4G ready em suas lojas: o celular Motorola RAZR HD e o modem Huawei E392.
Em dezembro de 2012, a rede foi inaugurada comercialmente em Recife, primeira capital do país a receber a nova tecnologia e nas cidades do Circuito das Experiências – Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ). E, no dia 4 de fevereiro deste ano, foi a vez de Curitiba receber o 4G.
As ofertas de 4G estarão disponíveis para planos acima de 5GB. Os aparelhos compatíveis com a tecnologia são o Motorola RAZR  HD, que sai por 699 reais, o Samsung Galaxy S III 4G (999 reais) e o recém-lançado Nokia Lumia 820 (549 reais). Todos serão oferecidos pelo plano ilimitado 200 4G para clientes Claro e portabilidade. Já o modem Huawei E392 poderá ser adquirido por 199 reais pelo Claro Internet 5GB.
Expansão
Depois de Porto Alegre, a conexão 4G deve chegar a Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Mas as cidades seguintes, segundo a Claro, ainda não foram planejadas, uma vez que paralelamente à disponibilidade da conexão de alta velocidade pela frequência de 2,5 GHz**, a operadora está disponibilizando a internet móvel pela faixa de 400 MHz*** para locais que hoje ainda não têm acesso à web, como previa o leilão da Anatel.
Sobre a parceria com a Telefonica | Vivo, Zenteno explicou que toda a infraestrutura será compartilhada, o que já ocorria antes, com a novidade de que os links das operadoras também serão repartidos - o chamado compartilhamento passivo. Equipamentos e frequências não serão divididas, ressaltou o presidente da Claro.
Fonte: Terra

No comments: