31 Jan 2013

Cientistas descobrem que em Marte neva gelo seco

Estrutura do cristal de gelo-seco (Fonte:Wikipedia)

Estrutura do cristal de gelo-seco.


Segundo cientistas essa é a primeira evidência em todos o sistema solar



Gelo seco sofrendo subliminação
Gelo-seco sofrendo sublimação

Uma sonda da agência espacial americana (Nasa) que orbita Marte identificou uma nevasca de gelo seco sobre a superfície do planeta. Essa neve de dióxido de carbono (CO2) sólido é a primeira evidência do tipo em todo o Sistema Solar, segundo os cientistas.
A descoberta da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, feita por meio de luz visível e infravermelha, será publicada na próxima edição da revista "Journal of Geophysical Research". Os dados foram obtidos no polo sul marciano, no inverno de 2006 para 2007, e a nuvem de CO2 tinha 500 km de diâmetro.
Sabe aquela nuvem branca artificial que às vezes é produzida em festas e outros eventos? Conhecida como gelo-seco, essa fumaça é criada quando o dióxido de carbono congelado — que se forma a temperaturas de –125 °C — entra em contato com o ar, passando do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido.

Entretanto, de acordo com uma notícia publicada pela NASA, a sonda espacial MRO encontrou fortes evidências de que em Marte neva gelo-seco. Segundo os cientistas, esse é o único local no nosso Sistema Solar onde ocorrem tempestades de dióxido de carbono em estado sólido de que se tem notícia até o momento.

Flocos de neve

Cientistas da NASA descobrem que em Marte neva gelo-seco
 (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Segundo o principal autor do estudo, Paul Hayne, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia, as nuvens de CO2 em Marte são grossas o suficiente para se acumular no polo sul e manter o material congelado ali durante todo o ano. O que não se sabe exatamente é se o fenômeno ocorre em forma de neve ou de geada, quando o gelo seco se congela já na superfície.
A sonda registrou imagens de nuvens contendo dióxido de carbono em forma de neve no polo sul do Planeta Vermelho e, de acordo com os dados coletados, essas formações são grandes e densas o suficiente para causar a precipitação dos flocos e posterior acúmulo sobre a superfície.
Agora, pense nas possibilidades! Caso algum dia os humanos realmente cheguem a estabelecer bases para colonizar Marte, já sabemos que, além de fazer sandboard nas suas inúmeras dunas, também poderíamos nos divertir com esportes de inverno!
Há décadas, os astrônomos já sabem que o planeta vermelho tem calotas polares sazonais com a presença de gelo seco. Além disso, em 2008 a sonda espacial Phoenix observou neve de água congelada no polo norte marciano.

No comments: