10 Feb 2013

O significado da palavra Nintendo


O significado da palavra "Nintendo" (任天堂) sempre foi divulgado como "deixe a sorte para o céu" ou até mesmo "deixe o seu sucesso nas mãos do destino". Porém, essas definições podem estar erradas.

Um novo livro chamado "A História da Nintendo 1889-1980: Desde Cards até Game & Watch" (The History of Nintendo 1889-1980: From Playing-Cards to Game & Watch) aponta que o nome da companhia pode ter um outro significado.

Segundo o livro, "do" (堂) - que significa "santuário" - é frequentemente usado pelas companhias japonesas para adicionar prestígio ao seu nome. "Nin" significa "deixe que alguém faça".

A interpretação de "ten" (天) é tipicamente vista como literal, do ponto de vista moderno e não de uma perspectiva história. "Ten" é o mesmo kanji em "Tengu" (天狗).

 
Tengu.

O livro explica que a Nintendo foi fundada no final do século XIX como uma companhia de cartas, quando o presidente Fujisaro Yamauchi estava pensando em maneiras de se dar bem no comércio de hanafuda. O preço das cartas da companhia eram altos e não estavam vendendo bem. Então, Yamauchi veio com a ideia de vender cartas de baixa qualidade com o nome de "Tengu".

A seleção de Tengu não foi acidental. Tengu foi um símbolo para jogar cartas e apostas ilegais. A razão para isso é que o personagem Tengu possui um grande nariz. Mais além, a palavra "nariz" (hana) é pronunciado da mesma maneira que a palavra para "flor" (hana). A palavra "hanafuda" (花札) usa o mesmo kanji para flor. De acordo com o "A História da Nintendo", aqueles que visitavam os quarteirões de Osaka e Kyoto e coçassem o nariz, era um sinal que estavam procurando jogos de aposta.

Yamauchi fez cartas de hanafuda e a conexão entre hana e Tengu não foi esquecida no mundo dos negócios. Outros produtores de hanafuda também usavam nomes inspirados em Tengu.

O livro, então, diz que "Nintendo" pode significar "o templo das hanafudas gratuitas" ou "a companhia que pode fazer (ou vender) hanafuda". Como o livro menciona, até mesmo Hiroshi Yamauchi, o bisneto do fundador da Nintendo, admitiu que ele não sabe o verdadeiro significado da companhia, dizendo que "deixe o seu sucesso nas mãos do destino" seria uma "explicação plausível".

"Plausível" e mais fácil de explicar do que verificar o contexto histórico. O livro diz que sabe que não há arquivos ou relatos históricos que podem validar ou invalidar as interpretações do nome da companhia.

"A História da Nintendo 1889-1980: Desde Cards até Game & Watch" é um livro escrito por Florent Gorges, o qual teve colaboração de Isao Yamazaki. Gorges, que escreve para a revista japonesa Nintendo Dream, esteve envolvido na organização do Nintendo Museum em Osaka em 2007.

Fonte:Kotaku

No comments: