10 Jan 2013

NHK planeja transmitir imagens em 8k em 2016


NHK, emissora pública de TV do Japão, planeja transmitir programação com resolução “8K”, ou seja, 16 vezes superior à FullHD, em 2016. O formato, batizado de Super Hi-Vision, é superior também ao dos recentes televisores UltraHD anunciados na CES 2013 pela Samsung e a LG.

Com 7.680x4.320 pixels, o Super Hi-Vision tem quatro vezes mais pixels que o UltraHD
A NHK testou o padrão no ano passado, durante as Olimpíadas de Londres, em conjunto com a BBC. Na ocasião, as emissoras exibiram imagens dos jogos em 8K em locais públicos no Reino Unido e no Japão, produzidos por seis canais de cobertura. Para Yoshiaki Shishikui, diretor da divisão de pesquisas em sistemas avançados de televisão no laboratório de ciências e pesquisas tecnológicas da NHK, o experimento foi um “grande sucesso”.

Para levar a tecnologia aos lares, porém, a NHK enfrenta alguns desafios. Um sinal Super Hi-Vision não comprimido exige uma banda de 24 Gigabits por segundo, o que vai exigir novas formas de editar e transmitir o conteúdo dentro das emissoras da TV. Outro obstáculo é a compressão do sinal e o envio aos telespectadores em tempo real, algo que a NHK está trabalhando para resolver.
Veja mais:






No comments: