31 Jan 2013

Primeiro canal de TV 4K está funcionando na Europa



Depois das grandes empresas da área apresentarem modelos de televisores com 4K durante a CES, em Las Vegas, agora é a vez de ser lançado o primeiro canal com esta qualidade de imagem, que é quatro vezes maior do que o HD tradicional.
Por meio de um satélite, a Eutelsat Communications começou a oferecer transmissões de conteúdo filmado em 4K (3840 x 2160 pixels). O projeto foi iniciado no último dia 8 de janeiro. O canal vai operar em modo progressivo de 50 quadros por segundo, vai ser codificado em MPEG-4 e transmitido em streams Quad HD de 40 Mbit/s. Obviamente, somente quem já possuir uma televisão 4K poderá ver este tipo de conteúdo.
Vale destacar que as televisões 4K estão começando agora a entrar no mercado, mas ainda estão bastante caras. O mais recente modelo de 85 polegadas da Samsung, por exemplo, foi apresentado na CES 2013 e teve sua pré-venda limitada iniciada na Coreia nesta segunda-feira. O valor do produto é de cerca de US$ 37 mil (R$ 74 mil).“Este novo passo na direção do 4K vai ao encontro do comprometimento da Eutelsat de proporcionar sempre as melhores transmissões ao longo dos últimos 20 anos, como TV digital, HDTV e 3D. A adoção rápida desse padrão e a colaboração de outras empresas terá uma importância fundamental nesta revolução. Estamos muito animados em anunciar a primeira plataforma Ultra HD na Europa”, afirmou Jean-François Leprince-Ringuet, diretor comercial da Eutelsat em comunicado enviado à imprensa.

No comments: