Os russos que vivem na região de Monte Urais, que foi atingida por um meteorito na sexta-feira (15/02/2013) .Hoje mais de 20.000 funcionários que foram para lá nessa manhã de Sábado (16/02/2013), para fazer a limpeza e consertar o que o meteoro destruiu.Especialistas estão buscando fragmentos que expliquem o que aconteceu.
Segundo autoridades a chuva de meteoritos começou após o meteoro entrar na atmosfera , a trinta quilômetros do solo o meteoro se desintegrou, a maior parte dos 1.200 feridos foi por causa de quando a vidraça se estilhaçou por causa do impacto.
Os moradores de Monte Urais foram surpreendidos pela ''bola de fogo''.Foi como se tivesse chegado o fim do Mundo.De acordo com moradores foi como se fosse uma explosão nuclear.
Foi mais ou menos assim:Janelas e portas arrancadas das paredes, tetos e telhados voando, pessoas atiradas longe. Estilhaços de vidro cortando rostos, ferindo crianças nas salas de aula. Por fim, no céu, uma nuvem branca marcava o rastro do meteoro que chegou sem aviso, trazendo destruição. Mais de 1.200 pessoas feridas e, por sorte, nenhum morto.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que agradeceu a Deus que nenhum grande fragmento do meteoro de 10 toneladas — que, acredita-se, é feito de ferro e viajou a 30km por segundo (30 km/s x 60= 1800 km/h) .
Variam no cálculo do tamanho do meteoro: entre 10 e 15 metros de comprimento, pesando milhares de toneladas. Ele entrou na atmosfera a uma velocidade dezenas de vezes maior que a velocidade do som.
Explodiu a 50 km de altitude, liberando energia com a intensidade de 30 vezes a da bomba atômica de Hiroshima, segundo cientistas russos, e se desintegrou em milhares de fragmentos, que ainda estão sendo coletados.
Foi o maior impacto causado por um meteoro desde 1908, quando um objeto calculado em cerca de 100 metros de diâmetro, não se sabe se asteroide ou cometa, explodiu sobre a Sibéria, na parte asiática da Rússia, destruindo 2 mil km² de floresta.
Meteoros menores caem na Terra todos os dias. Na madrugada de hoje, uma luz cruzando o céu foi vista por milhares de pessoas na Califórnia. Autoridades locais disseram que era um meteoro pequeno e comum, uma estrela cadente
Cientistas minimizam as especulações de que o fenômeno ocorrido na Rúsia tenha relação com o 2012 DA14, o asteroide que na sexta-feira passou "de raspão" pela Terra.
Com um diâmetro aproximado de 45 metros — equivalente ao volume de uma piscina olímpica —, o asteroide esteve a cerca de 28 mil km da Terra. Essa é a menor distância já registrada no monitoramento de corpos celestes com esse tamanho.
Acompanhe as notícias sobre o meteorito que caiu na Rússia neste sexta-feira:
Meteorito de 10 toneladas cai na Rússia
Acompanhe as notícias sobre o meteorito que caiu na Rússia neste sexta-feira:
Meteorito de 10 toneladas cai na Rússia
Fontes:
Jornal Hoje e noticias.r7.com
Jornal Hoje e noticias.r7.com
No comments:
Post a Comment