22 Feb 2013

Facebook se desculpa por idosa que teve que mentir idade


Uma senhora de 104 anos teve de mentir relativamente à sua verdadeira idade para poder criar um perfil no Facebook. Tudo isto porque a rede social não permite, por defeito, que nenhum utilizador registado tenha mais de 99 anos.

Se quer abrir uma conta no Facebook, já sabe: tem de ter entre 14 e...99 anos. Foi isto mesmo que descobriu Marguerite Joseph, de 104 anos, ao tentar criar um perfil para aceder à rede para se manter em contacto com a família. É que a maior rede social do planeta, por defeito, não permite que ninguém mais velho do que isso se inscreva com a sua idade real.

Marguerite Joseph, com a ajuda de uma neta, tentou criar uma conta no Facebook, de forma a poder estar em contacto com alguns membros da família que moram no Canadá. Mas, ao tentar seleccionar o ano de 1908 como ano de nascimento, esta senhora do Michigan deparou-se com um problema: o ano mais longínquo que o Facebook permite é 1918. Qualquer outra data anterior a essa resultava num aviso de "erro desconhecido".
O porta-voz da empresa, Andrew Noyes, disse à agência AP que o Facebook está trabalhando para consertar o erro, que só permite que sejam registradas datas de nascimento posteriores a 1910. Como nasceu em 1908, Marguerite Joseph tem o nascimento alterado automaticamente para 1918. A situação já se desenrola há dois anos.

A equipe do Facebook já veio, no entretanto, pedir desculpa pela limitação e dizer que está a tentar resolver todos os casos similares. Segundo a cadeia de televisão ABC News, o grupo já se apercebeu de que "existe um problema" e que muitos utilizadores são "incapazes de introduzir anos de nascimento anteriores a 1910". Mesmo assim, e enquanto o problema não foi resolvido, Marguerite passou a ter, pelo menos na sua vida online, menos cinco anos de idade.

Há algumas horas, o problema foi, finalmente, resolvido. As boas novas foram partilhadas, claro está, na sua conta no Facebook, com um pedido muito especial. "Será que o Mark Zuckerberg comparece ao meu 105.º aniversário?", pergunta Marguerite.
A conta é administrada pela neta da idosa, Gail Marlow, que lê e responde todas as suas mensagens na rede social. A avó é cega e não ouve bem. Gail chegou a afirmar à rede de TV local WDIV-TV que adoraria ver a idade real da avó exibida no Facebook.
Apesar da idade, Marguerite não é, mesmo assim, a utilizadora mais velha do Facebook. Esse título pertence, para já, a Maria Colunia Segura-Metzgar, com 105 anos.

No comments: