Os próximos smartphones da Samsung virão com um sistema de pagamento Visa NFC
A Visa anunciou uma parceria com a Samsung para levar o seu sistema de pagamento via NFC aos próximos smartphones da fabricante coreana.
O sistema chamado PayWave deve permitir que os usuários façam pagamento por praticamente qualquer cartão de crédito Visa diretamente no smartphone. A Visa, no entanto, ainda não confirmou em quais mercados ele será disponibilizado.
A próxima geração do Samsung Galaxy S, que deve ser anunciada no próximo dia 15, é esperada para incluir o payWave Visa, disseram vários funcionários das duas empresas. A Visa anunciou no Mobile World Congress (MWC) que espera que a aliança com a Samsung acelere significativamente a adoção de pagamentos móveis com NFC (Comunicação de Campo Próximo, na sigla em inglês), incluindo nos EUA, onde o uso de NFC em smartphones e terminais de pagamento tem sido baixo.
Durante seu evento na MWC, a Visa afirmou que provavelmente o PayWave não será lançado nos EUA, onde as operadoras pressionam e bloqueiam sistemas NFC de terceiros, como já fizeram com o Google Wallet, para favorecem seus próprios sistemas de pagamento.
Brad Greene, chefe de pagamentos NFC para Visa, admitiu que houve algum atrito com pagamentos desse tipo nos EUA, apesar de a empresa estar comprometida a apoiá-lo. A Samsung vem preparando o NFC para smartphones há mais de um ano e fortemente anuncia a tecnologia de contato próximo para transferências de arquivos entre smartphones com NFC, como o Galaxy S III.
A Visa fez sua aliança com a Samsung porque a fabricante é a maior em smartphones e produz cerca de metade de todos os aparelhos Android, disseram funcionários da Visa. "Nosso objetivo é estender os pagamentos móveis por meio de diversos dispositivos e tecnologias de pagamento possíveis, mas este acordo com a Samsung é especial", disse Greene em entrevista. "É uma vantagem para todas as partes que o Visa payWave esteja nos dispositivos Samsung, que permitem um processo mais suave de ativação. No longo prazo, qualquer número de tecnologias de pagamento será útil, mas hoje vemos NFC como padrão porque é baseado na tecnologia de chip”.
Sendo assim, a Visa deve ir atrás de mercados onde as operadoras não exercem um poder tão grande. Quais? Não sabemos. A Visa também não detalhou quais aparelhos da Samsung contarão com o PayWave. Ou seja, ainda temos muitas questões em aberto.
No Brasil, os pagamentos via NFC ainda estão em fase embrionária. TIM e Itaú vem testando um novo serviço, mas ainda sem promessas de adotá-lo em larga escala. Se um sistema como o da Visa viessa já pré-instalado em celulares, poderia definitivamente ajudar na popularização do serviço, dependendo apenas dos estabelecimentos começarem a aceitar esse método de pagamento.
Rival da Visa, a MasterCard anunciou também na segunda-feira que está expandindo seu serviço de carteira digital para além do NFC, assim os comerciantes podem permitir que seus clientes utilizem códigos QR, cartões de crédito e outras tecnologias.
No comments:
Post a Comment