20 Feb 2013

Tempestade de Sol mais intensa do ano divulgada pela Nasa


SDO anunciou que a tempestade solar mais forte de 2013 aconteceu no último domingo, (17/02). Mesmo com grande intensidade, a alta atividade não causou grandes problemas ao Planeta.
Essas tempestades acontecem por causa de manchas solares, regiões onde existe uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas do sol, todas elas relacionadas com seu campo magnético. O Sol tem atividades em ciclos de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos e o pico desse ciclo acontece exatamente em 2013.

A tempestade foi classificada como do tipo "M" (média). As erupções solares são classificadas de acordo com seu brilho em raios-X em um determinado intervalo de comprimento de onda.

Erupções de classe média afetam os pólos. Por esse motivo, podem acontecer rápidos bloqueios nas emissões de rádio. Já as tempestades mais intensas podem afetar a comunicação com a terra, redes de energia e operações por satélite.

A radiação ultravioleta dessa erupção gerou uma onde de ionização na atmosfera da terra. O fenômeno pode ser percebido por quem escutava rádio na Europa e na América do Norte.

No comments: