10 Jan 2013

Do zero, estádio do Corinthians deve ficar pronto mais rápido que Maracanã


Getty
Local onde a Arena Corinthians está sendo construída, em 2010, antes do início das obras
Local onde a Arena Corinthians está sendo construída, em 2010, antes do início das obras
Construído a partir do zero para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo, o futuro estádio do Corinthians deve ficar pronto mais rápido que o Maracanã, que entrou reformas em agosto de 2010 para atender as exigências da Fifa e sediar a grande final do Mundial no Brasil.

Nesta quinta-feira, o prazo para a entrega do Maracanã foi adiado mais uma vez pela Empresa de Obras Públicas (Emop) do Rio de Janeiro. A obra, que estava prevista para ser concluída em dezembro de 2012. Depois, passou para janeiro, fevereiro e abril. Agora, deve ser finalizada no dia 28 de maio.
Assim, os trabalhos que foram iniciados no dia 25 de agosto de 2010 e incluem a expansão da cobertura do estádio, troca de assentos e gramado, mudança em camarotes, entre outras adequações, devem durar um total de 1008 dias para serem finalizados, 62 a mais do que a previsão no estádio paulista.
Divulgação
Com 70% das obras concluídas, Maracanã se prepara para receber a nova cobertura
Maracanã se prepara para receber a nova cobertura

A Arena Corinthians, em Itaquera, começou a ser construída, do zero, no dia 30 de maio de 2011. O prazo de entrega inicial dado pela Odebrecht, empresa responsável pela obra, foi de fevereiro de 2014. No entanto, a data foi antecipada: o estádio deve estar pronto já em dezembro de 2013.
Independente de qual dos dois prazos seja de fato o cumprido pela empreiteira – que é a mesma responsável pela reforma do Maracanã -, a obra corintiana terá levado menos tempo que o estádio carioca. Se for entregue em dezembro, a arena terá tido 946 dias de trabalhos. Em fevereiro, 1006.
Vale lembrar que, sem acesso a médicos em determinados turnos e pedindo melhores condições de trabalhos, os operários do Maracanã paralisaram as obras por duas vezes em 2011. Somados, foram cerca de 30 dias de greve – a Justiça considerou a segunda manifestação abusiva.
Até o momento, as obras do Maracanã atingiram 70% de conclusão. A próxima etapa deve ser a instalação da nova cobertura do estádio. Já a Arena Corinthians tem 60% de seus trabalhos finalizados, e terá a instalação da última estrutura metálica no prédio leste como próxima fase.

No comments: