Você já pensou se todas as precisões do século passado para 2000 tivessem acontecidos.Por exemplo empregadas robôs, entrega de correio com paraquedas,carros que não emitem gasolina, o turismo intergalático e o tão sonhado carro voador.
As fotos, dignas de uma versão retrô do desenho "Os Jetsons", trazem exemplares históricos como o possante Jaguar XK120, o imponente Chevrolet Camaro e o clássico Cadillac DeVille. O trabalho remete a um futuro que não se concretizou, mas não deixa de ser curioso poder enxergar carros que hoje em dia já são antigos com esse ar futurístico.
O Carro voador, skycar, aerocarro, ou ainda, aerocar, é uma aeronave que pode trafegar por estradas. Todos os modelos já produzidos necessitam de um processo manual ou automático de conversão entre os dois modos de operação. Há muita mistificação e especulação em torno do carro voador, muitos consideram que ele é o futuro dos transportes individuais. Mas, existe muita dificuldade para que essa previsão realmente se cumpra e é quase impossível que ele seja realidade no futuro como meio de transporte urbano.
Os primeiros experimentos para o desenvolvimento de um carro voador foram efetuados no começo do século XX por Glen Curtiss e seu Curtiss Autoplane. Em 1926, Henry Ford divulgou um protótipo chamado de "sky flivver", mas o projeto foi abandonado dois anos depois quando a aeronave foi destruída em um acidente, matando o piloto. Apesar de não ser um carro voador, o produto chamou a atenção na época pela proposta de uma aeronave de fácil produção e com preço acessível às massas.
O primeiro carro voador a chegar de fato a voar foi construído por Waldo Waterman (1894-1976). Seu projeto, contudo, similar ao de Ford no que tange à aeronaves de fácil acesso para a população em geral, não chegou a ganhar continuidade.
Na década de 1950, o mundo ocidental encontrava-se em recuperação da Segunda Guerra Mundial, e tudo parecia possível. O carro voador era uma visão de como seria o transporte no século XXI, sendo assim uma característica comum em obras de ficção científica.
Embora diversos projetos tenham sido colocados em prática, nenhum alcançou sucesso comercial, a maioria permanecendo desconhecido do grande público. O exemplo mais bem sucedido, no que diz respeito à produção em série e cujo um dos modelos continua em operação, é o Taylor Aerocar de 1949. Outro design notável, o Mizar de Henry Smolinski, desintegrou-se em vôo, matando o projetista e o piloto.
Fonte : Wikipédia e techtudo
No comments:
Post a Comment