5 Mar 2013

O Renascer da Europa

A União Européia foi criada com o objetivo de manter, por assim dizer, uma aparente “PAZ” entre os dois maiores inimigos de hoje: EUA e URSS. Isso por que mesmo cinco anos depois de acabada a Segunda Guerra Mundial, com a Guerra Fria esses mortais inimigos estão muito distante de uma possível reconciliação.
Para começarem, Jean Monnet principiou a suscitar um interesse de independência do controle sobre o mercado de carvão e aço, que foi oficialmente anunciada em 9 de Maio de 1950 pela França onde foi aceita prontamente pela Itália, Países baixos, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo.
Houve então a assinatura do Tratado que deu origem a CECA, Comunidade Européia do Carvão e do Aço(1951), a primeira Comunidade Européia, onde possibilitou a entrada de novas oportunidades de realizações sólidas. Após isso houve uma seqüência de mudanças para que ela se tornasse a União Européia que é hoje. Devido ao sucesso que teve o CECA, os países componentes desse grupo, como precaução decidiram criar uma nova instituição com a finalidade de proteger a Europa-CED ( Comunidade Européia de Defesa). Porém, mesmo com muito esforço da parte deles, a construção desse órgão foi um grande fracasso. Com isso, passaram a fazer uso de novos métodos mais simples e ao mesmo tempo mais severas com o interesse de aproximar os Países Europeus e consequentemente juntar mais forças para a importante instituição.

No comments: