5 May 2013

5 Curiosidades dos EUA - As gorjetas

Este post é o primeiro da série: "5 Curiosidades dos EUA", e este será sobre as gorjetas, que lá é um hábito as pessoas receberem gorjetas.


No Brasil

Aqui no Brasil às vezes as pessoas dão gorjetas, mas como países podem ter hábitos muito diferentes, o Japão por exemplo: lá é uma falta de respeito dar gorjetas, enquanto nos Estados Unidos é como uma obrigação.

Aqui no Brasil quando dão gorjetas normalmente é por obrigação, e no máximo 10%.

Nos EUA

Lá nos Estados Unidos, ao contrário do Japão, têm o hábito de dar gorjetas a um garçom, motorista de táxi, entregador de pizza, e etc.

La, o  garçom tem um salário bem baixo, isso para incentivar o garçom a atender bem o cliente para assim ganharem uma boa gorjeta.

Quanto dar de gorjeta:

Restaurante – garçom: É de bom grado deixar 15% de gorjeta em cima do valor total (sem incluir as taxas). Via de regra a porcentagem do garçom não está inclusa na conta, então cabe a você deixar a “tip”, somente em mesas com mais de 8 pessoas que os restaurantes costumam já incluir a gorjeta na conta, mas quando isso acontece eles avisam antecipadamente ou está escrito no cardapio.
Táxi: é esperado que você acrescente de $3 a $5 dolares no valor final. Geralmente o pessoal arredonda a conta, por exemplo, a rodada saiu por $32, o pessoal paga $35, mas se dá $34,50, melhor deixar uns 37 ou 38 dolares. Caso pegue limo, geralmente a gorjeta é de 5 dolares no mínimo e dependendo do valor total.
Hotel camareira: não é obrigatório, mas é de bom tom deixar de 1 a 2 dólares por dia, especialmente se você fizer alguma solicitação extra, ou se for ficar mais dias.
Hotel carregador das malas: geralmente $1 por mala.
Obs: Tip significa gorjeta em inglês.

Outro assunto que é importante dizer sobre os restaurantes, é que é falta de respeito ficar conversando em restaurantes enquanto há pessoas esperando para comer. 

Fonte: Tá Flórida

No comments: